Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Trabalho de Matematica.. Cruz Alta

Sumário



1. Introdução..........................................................................02
1.2 História dos principais esportes.......................................03
2. História do futebol.............................................................03
2.1 Origem do futebol..............................................................03
2.2 História do futebol no Brasil ............................................03
3. História do voleibol............................................................04
3.1 Origem do voleibol.............................................................04
3.2 Primeiros anos do esporte.................................................04
4. Regras principais do futsal...............................................05
4.1 Punição...............................................................................05
4.2 Decisões..............................................................................05
5. Conclusão...........................................................................07


























1. Introdução



Neste trabalho sobre “esportes” queremos desenvolver os assuntos sobre a história do vôlei e também regras e aproveitamento dos esportes futebol e futsal (jogo de quadra), anos que chegam em outros paises, origens, nomes das primeiras pessoas que trouxeram o esporte para o Brasil.
































02




1.2 HISTORIA DOS PRINCIPAIS ESPORTES DO MUNDO


2. História do Futebol
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.

2.1 Origem do futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
O inglês Charles Miller: pai do futebol no Brasil

2.2 História do Futebol no BRASIL

Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negro em times de futebol.Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
- Comemora-se em 19 de julho o Dia do Futebol.




03
3. História do voleibol
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts)
William George Morgan.

3.1 Origem do voleibol
Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

3.2Primeiros anos do esporte
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.
Principais fatos após a invenção do voleibol:
- 1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos
- 1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão
- 1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte
- 1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan
- 1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)
- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)
- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.
- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino
- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão








04

4. Regras principais do futsal

4.1 PUNIÇÃO
Nas faltas pessoais, a equipe infratora será punida, com a cobrança de um tiro livre indireto a ser executado, pelo adversário, no local onde ocorreu à infração, se cometida fora da área penal do infrator. Se cometida dentro da área penal do infrator, o tiro livre indireto deverá ser executado sobre a linha da área penal e o mais próximo do local onde ocorreu à infração.
Estas faltas não são anotadas como acumulativas para a equipe e serão tiros livres indiretos durante toda a partida.


4.2DECISÕES

a) Os árbitros poderão determinar, sem necessidade de prévia advertência, a expulsão do jogador ou membro da comissão técnica que infringir, acintosamente, qualquer dos itens desta regra.

b) A expulsão de jogador participante da partida será temporária para a equipe e pelo tempo de 2 (dois) minutos, após o que a mesma poderá ser recomposta com outro jogador em seu lugar, podendo ser com a bola em jogo ou fora de jogo. O jogador expulso estará definitivamente excluído e não poderá retornar nem permanecer no banco de reservas e proximidades.

c) Quando a equipe em inferioridade numérica, no decurso dos 2 (dois) minutos após a expulsão, sofra a marcação de um tento, poderá a mesma recompor-se de um atleta imediatamente. Quando esta equipe marcar um tento, não poderá repor jogador.

d) Estando 2 (dois) jogadores da mesma equipe cumprindo a expulsão temporária e esta equipe sofrer a marcação de um tento, poderá a equipe recompor-se incluindo um jogador, sendo que a outra recomposição será efetuada somente depois de decorridos dois minutos ou a sua equipe sofrer um outro tento.

e) Se 2 (dois) jogadores da mesma equipe forem expulsos ao mesmo tempo, depois de decorridos os 2 (dois) minutos das expulsões, poderá a equipe recompor-se incluindo os jogadores na quadra estando a bola em jogo ou fora de jogo.

f) Quando dois jogadores, um de cada equipe, forem expulsos do jogo ao mesmo tempo, somente poderão ser incluídos outros jogadores em seus lugares, após terem transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões. Neste caso se qualquer uma das equipes sofrer um tento, não poderão repor nenhum jogador.

g) Quando quatro jogadores, dois de cada equipe, forem expulsos do jogo ao mesmo tempo, somente poderão ser incluídos outros jogadores em seus lugares, após terem 10 transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões. Neste caso se qualquer uma das equipes sofrer um tento, não poderão repor nenhum jogador.
05
h) Quando três jogadores, sendo dois de uma equipe e um da outra equipe, forem
expulsos do jogo ao mesmo tempo, se a equipe que teve dois jogadores expulsos
sofrer um tento, poderá recompor um jogador, sendo que os outros dois jogadores
somente poderão ser incluídos outros em seus lugares, após terem transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões, estando a bola em jogo ou fora de jogo. Se a equipe que teve um jogador expulso sofrer um ou mais tentos, não poderá recompor-se até completar os 2 (dois) minutos cronometrados, quando então poderá ser incluído um jogador, com a bola em jogo ou fora de jogo.

i) Os técnicos ou treinadores, massagistas ou atendentes, médicos ou fisioterapeutas, preparadores físicos e jogadores quando expulsos do jogo ou cumprindo qualquer tipo de suspensão, quando presentes nos locais dos jogos, deverão se posicionar, obrigatoriamente, no lado oposto do local onde se encontra o banco de reservas de sua equipe na quadra de jogo, não sendo permitido qualquer tipo de manifestação. Sendo inacessível para o público o lado oposto da quadra de jogo, deverão os mesmos se posicionar atrás das goleiras e não sendo possível poderão se posicionar no lado onde se encontra o banco de reservas da equipe adversária.

j) Não será permitido o uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação, para uso de qualquer membro da comissão técnica ou jogadores registrados em súmula, bem como nas proximidades dos bancos de reservas.

k) Um jogador que cometer uma falta passível de cartão amarelo e já sendo o segundo cartão, se os árbitros derem vantagem no lance e esta equipe sofrer o gol, o jogador faltoso será expulso e sua equipe poderá colocar imediatamente outro jogador em seu lugar, tendo em vista que a infração foi cometida antes do gol.

l) Se a bola for arremessada de maneira irregular, ou seja, a mão do goleiro ultrapassar a linha demarcatória da área penal ainda de posse da bola, um tiro livre indireto ser concedido em favor da equipe adversária, com a bola colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu à infração.












06




5. Conclusão

Com este trabalho aprendemos muitas coisa, que nós do grupo de esportes não sabia que tinha mudado como regras de futsal e suas modalidades.
E com isso temos muitas palavras que aprendemos e gostaríamos de partilhar com meus professores e colegas.



























07

Nenhum comentário:

Postar um comentário