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quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Regras do Futsal...

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MODIFICAÇÕES NA REGRA DE FUTSAL PARA O ANO DE 2007
Para que a regra de Futsal fique igual a da FIFA, a CBFS está fazendo as alterações
necessárias que já entram em vigor a partir das Eliminatórias da Taça Brasil de Clubes.
Estamos disponibilizando as modificações em relação à regra de 2006.
As principais modificações em resumo são as seguintes:
1. Nos tamanhos de quadras conforme o descrito na regra 01;
2. Os tiros livres indiretos serão indiretos até o final da partida, mesmo que a equipe já
possua cinco faltas;
3. Os tiros livres indiretos, não serão anotados como faltas acumulativas e nem individuais;
4. O atleta poderá cometer mais de cinco faltas e não será desclassificado;
5. Membros da comissão técnica poderão usar bermudas, desde que seja uniforme da equipe;
6. Não haverá controle de faltas marcadas por cada atleta;
7. Valerá gol de lateral desde que haja toque de algum outro jogador, inclusive o goleiro. Se
a bola entrar diretamente não será válido o gol;
8. Não será aplicado cartão amarelo e vermelho para os membros da comissão técnica,
simplesmente serão excluídos do jogo e relatado como expulsão;
9. O cartão disciplinar apresentado aos jogadores titulares e reservas não contam como faltas
acumulativas;
REGRA 01 - QUADRA DE JOGO
1- DIMENSÕES
A quadra de jogo será um retângulo tendo um comprimento mínimo e uma largura mínima
conforme o tipo de competição.
a) Para a Liga Futsal Masculino, o comprimento mínimo é de 38 metros e o máximo de 42
metros e com largura mínima de 18 metros e máximo de 25 metros;
b) Para a Liga Futsal Feminina, o comprimento mínimo é de 36 metros e o máximo de 42
metros e com largura mínima de 18 metros e máximo de 25 metros;
c) Para competições da categoria adulto a nível nacional, o comprimento mínimo é de 36
metros e o máximo de 42 metros e com largura mínima de 18 metros e máximo de 25
metros;
d) Para competições de categorias Sub 20 a Sub 15, a nível nacional, o comprimento mínimo
é de 34 metros e o máximo de 42 metros e com largura mínima de 17 metros e máximo de
25 metros;
e) Para as competições estaduais, as dimensões das quadras, poderão ser regulamentadas
pelas Federações locais;
f) As quadras devem possuir, obrigatoriamente, em perfeitas condições de uso e visibilidade
para o público, jogadores, membros da comissão técnica e para a equipe de arbitragem,
placar ou mostrador, onde serão fixados ou indicados os tentos da partida e o cronômetro
eletrônico para controle do tempo de jogo.
2- PARTIDAS INTERNACIONAIS
Para as partidas internacionais a quadra de jogo deverá ter um comprimento mínimo de 38
metros e o máximo de 42 metros e tendo a largura mínima de 18 metros e a máxima de 25
metros.
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10- SEGURANÇA
As metas podem ser portáteis, mas devem ser fixadas firmemente ao solo durante as partidas.
12 – DECISÕES
Perpendicular às linhas de meta e para fora da superfície de jogo deverá ser feita uma marca
com largura de 8 (oito) centímetros, a uma distância de 5 (cinco) metros da união da parte
externa das linhas laterais com as linhas de meta, para regular a distância que os atletas devem
permanecer por ocasião da cobrança dos tiros de canto e laterais.
Os bancos de reservas das equipes situam-se atrás da linha lateral, imediatamente na
continuação da área livre, situada ao lado da mesa de anotações.
Deverá ser feitas duas marcas adicionais na superfície de jogo, a 5 (cinco) metros da marca do
tiro livre de 10 (dez) metros, à esquerda e a direita, para sinalizar a distância que deverá
observar-se na execução do tiro livre sem barreira. A largura deve ser de 6 (seis) centímetros.
REGRA 02 - A BOLA
1- A Bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado. Em
sua confecção é vedado o uso de material que possa oferecer perigo ou dano aos jogadores.
2- Para o sexo masculino, nas categorias Adulto, Sub 20, Sub 17 e Sub 15, as bolas em sua
circunferência terão no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta
e quatro) centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo
440 (quatrocentos e quarenta) gramas.
3- Para o sexo feminino, nas categorias Adulto e Sub 20, as bolas em sua circunferência terão
no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta e quatro)
centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo 440
(quatrocentos e quarenta) gramas.
4- Para o sexo feminino, nas categorias Sub 17 e Sub 15, as bolas em sua circunferência terão
no mínimo 55 (cinqüenta e cinco) centímetros e no máximo 59 (cinqüenta e nove)
centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 (trezentos e cinqüenta) gramas e no máximo 380
(trezentos e oitenta) gramas.
5- Para ambos os sexos, nas categorias Sub 13, Sub 11 e Sub 09, as bolas em sua
circunferência terão no mínimo 50 (cinqüenta) centímetros e no máximo 55 (cinqüenta e
cinco) centímetros. Seu peso terá no mínimo 300 (trezentos) gramas e no máximo 330
(trezentos e trinta) gramas.
6- Para ambos os sexos, nas categorias com faixa de idade inferior ao Sub 09, as bolas em sua
circunferência terão no mínimo 40 (quarenta) centímetros e no máximo 43 (quarenta e três)
centímetros. Seu peso terá no mínimo 250 (duzentos e cinqüenta) gramas e no máximo 280
(duzentos e oitenta) gramas.
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9- Se durante a partida uma outra bola cair dentro da quadra, deverá ser considerada como um
elemento estranho, e a partida só deve ser paralisada se interferir no jogo. Para o reinicio
deverá ser dado bola ao chão no local onde se encontrava no momento da paralisação.
DECISÕES:
2. Em partidas de competições da FIFA a aprovação do uso das bolas estará sujeito a que
tenham uma das três denominações: “FIFA Aproved, FIFA Inspected”, ou Referência
“International Matchball Standard”.
REGRA 04 - EQUIPAMENTOS
DA COMISSÃO TÉCNICA
Os membros da comissão técnica podem permanecer no banco de reservas usando bermudas,
short ou agasalhos, desde que sejam uniformes dos clubes. Não será permitido uso de camisas
sem mangas, sandálias ou chinelos, uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação (rádio,
telefone, etc...).
DOS ÁRITROS
Os árbitros usarão, obrigatoriamente, camisas de manga curta ou comprida, nas cores
determinadas e aprovadas por sua entidade, além de bermudas, meias e tênis preto.
Os árbitros utilizarão, sempre que necessário, camisas de cor distintas que os possa diferenciar
com as camisas dos jogadores de linha de ambas as equipes.
Quando em baixas temperaturas poderão usar calça, cinto, meias e tênis brancos.
Os oficiais de arbitragem que usarem uniformes em desacordo com os previstos nesta regra,
não podem usar os distintivos da FIFA e CBFS.
DOS ANOTADORES E CRONOMETRISTAS
Os anotadores e cronometristas usarão, obrigatoriamente, camisa de manga curta ou manga
comprida, nas cores determinadas por sua entidade, além de bermudas ou calça, cinto, meias e
tênis ou sapatos de cor preta.
EQUIPE DE ARBITRAGEM
As duplas de arbitragem (árbitro principal e auxiliar) e (cronometrista e anotador) usarão
camisas nas mesmas cores, bermudas ou calças, em dupla ou quartetos, distintos, de acordo
com o previsto em sua função, permanecendo inalterados os demais equipamentos.
REGRA 05 - ÁRBITRO PRINCIPAL
v) O árbitro principal deverá estar no lado oposto ao da mesa de anotações, para o início do
primeiro e segundo período e prorrogação, podendo trocar de lado quando julgar
necessário e para agilizar o reinicio da partida.
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REGRA 06 - ÁRBITRO AUXILIAR
g) O árbitro auxiliar deverá estar no lado da mesa de anotações, para o início do primeiro e
segundo período e prorrogação, podendo trocar de lado quando julgar necessário e para
agilizar o reinicio da partida.
REGRA 07 - CRONOMETRISTA E ANOTADOR
O ANOTADOR terá como atribuições:
l) Deverá ter o controle dos jogadores que estão participando em cada momento do jogo;
a) Ajudará a controlar o comportamento dos jogadores e membros da comissão técnica no
banco de reservas;
b) Auxiliará no controle dos equipamentos dos substitutos antes de entrarem na quadra e
durante o jogo;
c) Anotará todas as interrupções do jogo e os motivos, tempo de cada paralisação e tempo
transcorrido de jogo nas paralisações.
REGRA 08 - DURAÇÃO DA PARTIDA
c) Para as outras categorias, em suas faixas de idade, as entidades estaduais deverão
determinar ou homologar a fixação de tempo especial de duração da partida.
2- O controle do tempo será de responsabilidade de um cronometrista cujas funções estão
especificadas na regra 07. Quando o cronômetro der o sinal de ter zerado o tempo de jogo,
os árbitros encerram simultaneamente a partida.
3- A duração de qualquer período da partida deverá ser prorrogada para permitir a execução
de uma penalidade máxima e um tiro livre sem direito a formação de barreira, uma vez
esgotado o tempo regulamentar. Neste caso não poderá haver um segundo toque.
4- Será concedido às equipes disputantes, objetivando dar instruções aos atletas, o direito de
solicitar o pedido máximo de 2 (dois) tempos técnicos, um em cada período da partida,
sendo de 1 (um) minuto a duração de cada tempo técnico solicitado, respeitando-se os
seguintes princípios:
d) Nos pedidos de tempo técnico, não será permitido que os atletas participantes da partida
saiam da quadra e os atletas reservas, não será permitido que entrem na quadra, para
receberem instruções de seus técnicos ou treinadores. Também não será permitido que
membros da comissão técnica entrem na quadra;
e) Somente após o sinal de apito ou campainha, dado pelo cronometrista comunicando o final
do tempo técnico, podem ser feitas substituições;
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h) Os árbitros não deverão intervir junto às equipes durante os pedidos de tempo técnico;
REGRA 11 - CONTAGEM DE TENTOS
6- Será nulo o tento originado de qualquer arremesso do goleiro adversário ou de arremesso
de meta por ele executado com as mãos, salvo se a bola, em sua trajetória, tocar ou for tocada
por qualquer jogador inclusive o goleiro. Se a bola penetrar diretamente, será executado
arremesso de meta.
REGRA 12 - FALTAS E INCORREÇÕES
1- As faltas do futsal são das seguintes espécies:
a) Faltas Técnicas
b) Faltas Pessoais
c) Faltas Disciplinares
FALTAS TÉCNICAS
2- Considera-se falta técnica aquela em que o jogador comete, intencionalmente, de maneira
que os árbitros julguem imprudente, temerária e com uso de força excessiva, uma das
seguintes infrações:
a) Dar ou tentar dar pontapé no adversário;
b) Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, agachando-se na
frente ou por trás dele;
c) Pular ou atirar-se sobre o adversário;
d) Trancar o adversário por trás ou de maneira violenta e perigosa;
e) Bater, tentar bater, lançar uma cusparada em adversário ou companheiro de equipe;
f) Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço;
g) Empurrar o adversário;
h) Trancar o adversário com o ombro;
i) O jogador segurar ou desviar a bola intencionalmente carregá-la, ou batê-la ou
impulsioná-la com a mão ou braço, excetuando-se o goleiro dentro de sua área penal;
j) Projetar-se ao solo, deliberadamente, de maneira deslizante, e com uso dos pés tentar tirar
a bola que esteja sendo jogada ou de posse do adversário, levando perigo para o mesmo.
PUNIÇÃO
Será punido com a cobrança de um tiro livre direto a ser executado pela equipe adversária no
local onde ocorreu à infração, se cometida fora da área penal do infrator. Na hipótese dessa
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ocorrência ser dentro da área penal, uma penalidade máxima será cobrada pela equipe
adversária. Uma penalidade máxima deverá ser assinalada qualquer que seja a posição da bola
no momento que a falta é praticada dentro da área penal do infrator e que a bola esteja em
jogo. Estas faltas são anotadas como acumulativas para a equipe.
FALTAS PESSOAIS
3- Pratica falta pessoal um jogador que comete uma das seguintes infrações:
a) Sendo o goleiro com a bola em jogo:
1. Controla a bola com suas mãos, dentro de sua área penal ou fica de posse em sua meia
quadra de jogo por mais de 4 (quatro) segundos;
2. Toca ou controla a bola com suas mãos, dentro de sua área penal, depois que um seu
companheiro a tenha passado deliberadamente com o pé.
3. Toca ou controla a bola com as mãos vinda diretamente de um lateral cobrado por um
seu companheiro.
4. Após haver tocado a bola ou arremessando-a com as mãos ou movimentando a mesma
com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe, dentro ou fora de sua área
penal, mesmo involuntariamente, sem que a bola tenha antes ultrapassado a linha
demarcatória do meio da quadra ou tenha sido jogada ou tocada, por um adversário.
5. O goleiro ao fazer o arremesso com as mãos, não poderá sair com a mão fora da área
penal ainda com a bola presa. No momento do arremesso o goleiro poderá sair com o
pé ou os pés fora da área penal, vale sempre a posição da bola.
b) Sendo qualquer jogador:
1. Jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com o goleiro, ao tentar tirar a bola
das mãos deste após a mesma ter sido agarrada e estar retida em suas mãos;
2. Quando, sem a posse ou domínio da bola obstruir, intencionalmente, um adversário
correndo entre a bola e o mesmo de maneira a formar um obstáculo às pretensões do
adversário em relação à bola;
3. Obstruir a jogada, prender a bola com os pés ou evitar com o corpo sua
movimentação, estando o jogador caído, exceto se for o goleiro, dentro de sua área
penal;
4. Tocar na bola, em jogo, um jogador que não esteja devidamente equipado, exceção ao
jogador que na disputa da bola perder qualquer equipamento, poderá prosseguir no
lance enquanto estiver de posse da bola;
5. Usar expressão verbal ou vocal para enganar jogador adversário, fingindo ser seu
companheiro de equipe ou acenar com as mãos próximas ao rosto do adversário e
tirado vantagens do lance;
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6. Ficar parado na frente do goleiro adversário com o propósito de obstruir sua visão e
dificultar a sua ação ou movimentos;
7. Permanecer a bola mais de 04 segundos dentro da própria área penal e estando a
mesma em condições de jogo ou de ser jogada, com a clara intenção de retardar o
andamento da partida. A falta pessoal incidirá sobre o último jogador que tenha tocado
na bola quando da caracterização desta infração;
8. Persistir os jogadores, quando de posse de bola, na troca de passes com o deliberado
propósito de ganhar tempo ou retardar o andamento da partida, estejam colocados
dentro ou fora da respectiva área penal;
9. Imobilizar a bola, dentro ou fora de sua área penal, com o domínio dos pés, por mais
de 04 segundos, estando a mesma em condições de ser jogada;
10. Levantar os pés para chutar para trás (bicicleta) ou chutar com o calcanhar e, mesmo
sem intenção, atingir o adversário próximo à jogada ou tentar atingi-lo perigosamente;
11. Praticar qualquer jogada, sem visar o adversário, mas, involuntariamente, atingi-lo ou
tentar atingi-lo perigosamente;
12. Impede que o goleiro lance a bola com as mãos.
PUNIÇÃO
Nas faltas pessoais, a equipe infratora será punida, com a cobrança de um tiro livre indireto a
ser executado, pelo adversário, no local onde ocorreu à infração, se cometida fora da área
penal do infrator. Se cometida dentro da área penal do infrator, o tiro livre indireto deverá ser
executado sobre a linha da área penal e o mais próximo do local onde ocorreu à infração.
Estas faltas não são anotadas como acumulativas para a equipe e serão tiros livres indiretos
durante toda a partida.
FALTAS DISCIPLINARES
Somente podem ser penalizados com cartões amarelos e vermelhos, os jogadores titulares e
reservas.
Os árbitros têm autoridade para tomar medidas disciplinares desde o momento em que
chegam ao local do jogo, até a entrega da súmula na entidade subordinada.
4- Consideram-se faltas disciplinares, cometidas pelos jogadores titulares e reservas, as
infrações abaixo, que devem ser penalizadas da seguinte forma:
a) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão amarelo, se na opinião dos
árbitros, cometer uma das seguintes infrações:
1. Entrar na quadra de jogo para recompor sua equipe antes de transcorridos os 2 (dois)
minutos de expulsão temporária ou de sua equipe ter sofrido um tento;
2. Infringir, persistentemente as regras de jogo;
3. Demonstrar por palavras ou gestos divergências das decisões tomadas pelos árbitros;
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4. Ser culpado por conduta antidesportiva;
5. Trocar o seu número de camisa sem avisar o anotador e o árbitro;
6. Dirigir-se na quadra de jogo, durante a partida, ao árbitro principal, ao árbitro auxiliar,
ao anotador ou ao cronometrista para deles reclamar ou discordar ou, para discutir
com o público;
7. Numa interrupção da partida, propositadamente, impedir, tentar impedir, retardar ou
dificultar o reinicio da partida;
8. Entrar na quadra de jogo para atrapalhar ou impedir a tentativa ou a marcação de um
tento contra sua equipe;
9. Toda a simulação na superfície do jogo, que tenha a finalidade de ludibriar os árbitros
para levar vantagem no lance, deverá ser penalizada como conduta antidesportiva;
10. Abandonar deliberadamente a superfície de jogo sem autorização dos árbitros;
11. Para comemorar um gol, colocar a camisa na cabeça ou retirá-la do corpo ou ainda, faz
gestos provocadores aos adversários ou aos torcedores;
12. Não respeitar a distância regulamentar na cobrança de tiro lateral, de canto, direto,
indireto, livre, arremesso de meta e bola de saída;
13. Agarrar um adversário quer pela camisa, pelo calção ou por qualquer parte do corpo,
acintosamente, com o objetivo de interromper a jogada;
14. Usar deliberada e intencionalmente a mão, cortando a trajetória da bola, com o
objetivo de interromper a jogada, impedindo a passagem da bola evitando o perigo de
gol contra sua equipe;
15. Jogador para comemorar o gol coloca a camisa na cabeça ou retira a camisa do corpo;
b) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão vermelho, se na opinião dos
árbitros, cometer uma das seguintes infrações:
1. For culpado de conduta violenta;
2. For culpado de jogo brusco grave;
3. Empregar linguagem ofensiva, grosseira ou obscena, gesticular de maneira ofensiva;
4. Praticar pela segunda vez infração punível com cartão amarelo de advertência na
mesma partida;
5. Impedir com o uso da mão, intencionalmente, a marcação de um gol contra sua equipe
exceto quando for o goleiro dentro de sua área penal;
6. Lançar uma cusparada em qualquer pessoa;
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7. Cometa uma entrada que ponha em perigo a integridade física de jogador adversário;
8. Se um jogador, conduzindo a bola, dirige-se à meta adversária em condições plenas de
assinalar um tento e, de maneira intencional um adversário, com meios ilegais, impede
que a equipe do jogador atacante assinale o tento.
PUNIÇÃO
Se a partida for interrompida para aplicação de pena disciplinar prevista nesta regra, o reinicio
da mesma dar-se-á com a cobrança de um tiro livre indireto no local onde se encontrava a
bola no momento da paralisação, salvo se esta se encontrava dentro da área penal da equipe
infratora, quando a bola deverá ser colocada sobre a linha da área penal e no local mais
próximo de onde ocorreu à paralisação. A interrupção da partida em hipótese alguma poderá
beneficiar a equipe infratora, devendo o árbitro deixar prosseguir a jogada e, na conclusão do
lance, adotar as medidas disciplinares necessárias, salvo se a bola, quando da infração, estiver
de posse de jogador da equipe infratora. Se na ocorrência da infração a partida estiver
paralisada, o árbitro aplicará, ao infrator, a pena disciplinar prevista nesta regra.
DECISÕES
1. Os árbitros poderão determinar, sem necessidade de prévia advertência, a expulsão do
jogador ou membro da comissão técnica que infringir, acintosamente, qualquer dos
itens desta regra.
2. A expulsão de jogador participante da partida será temporária para a equipe e pelo
tempo de 2 (dois) minutos, após o que a mesma poderá ser recomposta com outro
jogador em seu lugar, podendo ser com a bola em jogo ou fora de jogo. O jogador
expulso estará definitivamente excluído e não poderá retornar nem permanecer no
banco de reservas e proximidades.
3. Quando a equipe em inferioridade numérica, no decurso dos 2 (dois) minutos após a
expulsão, sofra a marcação de um tento, poderá a mesma recompor-se de um atleta
imediatamente. Quando esta equipe marcar um tento, não poderá repor jogador.
4. Estando 2 (dois) jogadores da mesma equipe cumprindo a expulsão temporária e esta
equipe sofrer a marcação de um tento, poderá a equipe recompor-se incluindo um
jogador, sendo que a outra recomposição será efetuada somente depois de decorridos
dois minutos ou a sua equipe sofrer um outro tento.
5. Se 2 (dois) jogadores da mesma equipe forem expulsos ao mesmo tempo, depois de
decorridos os 2 (dois) minutos das expulsões, poderá a equipe recompor-se incluindo
os jogadores na quadra estando a bola em jogo ou fora de jogo.
6. Quando dois jogadores, um de cada equipe, forem expulsos do jogo ao mesmo tempo,
somente poderão ser incluídos outros jogadores em seus lugares, após terem
transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões. Neste caso se qualquer
uma das equipes sofrer um tento, não poderão repor nenhum jogador.
7. Quando quatro jogadores, dois de cada equipe, forem expulsos do jogo ao mesmo
tempo, somente poderão ser incluídos outros jogadores em seus lugares, após terem
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transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões. Neste caso se qualquer
uma das equipes sofrer um tento, não poderão repor nenhum jogador.
8. Quando três jogadores, sendo dois de uma equipe e um da outra equipe, forem
expulsos do jogo ao mesmo tempo, se a equipe que teve dois jogadores expulsos
sofrer um tento, poderá recompor um jogador, sendo que os outros dois jogadores
somente poderão ser incluídos outros em seus lugares, após terem transcorrido 2 (dois)
minutos cronometrados das expulsões, estando a bola em jogo ou fora de jogo. Se a
equipe que teve um jogador expulso sofrer um ou mais tentos, não poderá recompor-se
até completar os 2 (dois) minutos cronometrados, quando então poderá ser incluído
um jogador, com a bola em jogo ou fora de jogo.
9. Os técnicos ou treinadores, massagistas ou atendentes, médicos ou fisioterapeutas,
preparadores físicos e jogadores quando expulsos do jogo ou cumprindo qualquer tipo
de suspensão, quando presentes nos locais dos jogos, deverão se posicionar,
obrigatoriamente, no lado oposto do local onde se encontra o banco de reservas de sua
equipe na quadra de jogo, não sendo permitido qualquer tipo de manifestação. Sendo
inacessível para o público o lado oposto da quadra de jogo, deverão os mesmos se
posicionar atrás das goleiras e não sendo possível poderão se posicionar no lado onde
se encontra o banco de reservas da equipe adversária.
10. Não será permitido o uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação, para uso de
qualquer membro da comissão técnica ou jogadores registrados em súmula, bem como
nas proximidades dos bancos de reservas.
11. Um jogador que cometer uma falta passível de cartão amarelo e já sendo o segundo
cartão, se os árbitros derem vantagem no lance e esta equipe sofrer o gol, o jogador
faltoso será expulso e sua equipe poderá colocar imediatamente outro jogador em seu
lugar, tendo em vista que a infração foi cometida antes do gol.
REGRA 13 - TIROS LIVRES
11- Para distinguir o tiro livre indireto, os árbitros erguerão um dos braços sobre a cabeça,
devendo mantê-lo erguido até que o tiro indireto seja executado e a bola seja jogada ou
tocada por outro jogador, toque em uma das traves ou travessão e retorne a quadra, ou
saia da quadra de jogo.
12- Quando for tiro livre direto, os árbitros devem levantar o braço na horizontal, assinalando
a direção em que o tiro livre deve ser cobrado e o dedo índice apontado para o solo e, com
isso indicando que se trata de uma falta acumulativa.
REGRA 14 - FALTAS ACUMULATIVAS
1 - Serão consideradas como Faltas Acumulativas todas as faltas sancionadas com um tiro
livre direto previstos na Regra 12.
2- As primeiras 5 (cinco) faltas acumulativas, de cada equipe, em cada período de jogo,
deverão ser registradas na súmula da partida.
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3- Quando os árbitros derem a lei de vantagem, devem sinalizar imediatamente, levantando o
dedo índice com a mão direita levantada, e com o braço esquerdo indicando o lado da
equipe que cometeu a infração. Logo após a paralisação devem mandar o anotador registrar
uma falta acumulativa.
7- A partir da 6ª falta acumulativa de cada equipe, em cada período de jogo, é vedada a
formação de barreira de jogadores;
c) Se o executor do tiro livre identificado não executar a cobrança e em seu lugar outro
jogador executar a cobrança, deverá ser punido com um tiro indireto contra sua equipe e o
atleta que executou a cobrança punido com cartão amarelo.
d) O goleiro, dentro de sua área penal, deverá respeitar a distância mínima de 5 (cinco)
metros da bola e se ele adiantar-se antes da bola ser movimentada, deverá ser
obrigatoriamente penalizado com cartão amarelo.
8- A partir da 6ª falta acumulativa, a equipe que cometer qualquer infração, desde que seja
tiro direto, na meia quadra adversária ou em qualquer local de sua meia quadra ulterior a
uma linha imaginária, paralela a linha divisória e projetada na marca do tiro livre sem
barreira para as laterais. O árbitro determinará que, para a cobrança dessa falta contra a
equipe infratora, seja a bola colocada na marca dos 10 (dez) metros.
12-Se um jogador da equipe defensora e outro da equipe atacante, invadirem o espaço ao
mesmo tempo, será repetido o lance.
PUNIÇÃO
Por qualquer irregularidade praticada contra esta regra serão adotadas as seguintes medidas:
a) Se, na cobrança de um tiro livre sem direito a formação de barreira, algum jogador da
equipe defensora, invadir o espaço vazio antes que a bola entre em jogo, deve ser
respeitada a lei da vantagem, se for gol os árbitros devem confirmar o gol e se não for gol
devem mandar repetir a cobrança do tiro livre.
b) Se a invasão do espaço vazio ocorrer por jogador da equipe beneficiada com o tiro livre,
antes de a bola entrar em jogo, se for convertido em gol, os árbitros mandarão repetir a
cobrança e se não for convertido em gol, os árbitros interromperão a partida dando posse
de bola para a equipe adversária, que reiniciará a partida com a cobrança de um tiro livre
indireto no local onde se encontrava a bola para a cobrança da infração.
d) Se após a cobrança de um tiro livre sem direito a formação de barreira, o jogador que
executar a cobrança cometer alguma infração, será penalizado com a cobrança de um tiro
livre indireto contra a sua equipe, colocando-se a bola no local onde ocorreu à infração.
REGRA 16 - TIRO LATERAL
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6- Se um jogador executar o tiro lateral contra a sua própria meta, e a bola tocar ou for tocada
por qualquer jogador e penetrar no gol, o tento será válido. Se penetrar no gol diretamente
o gol não será válido. Será cobrado tiro de canto em favor da equipe adversária.
7- Se um jogador executar o tiro lateral contra a meta adversária, e a bola tocar ou for tocada
por qualquer jogador e penetrar no gol, o tento será válido. Se penetrar no gol diretamente
o gol não será válido. Será cobrado arremesso de meta em favor da equipe adversária.
REGRA 17 - ARREMESSO DE META
6- Quando da execução do arremesso de meta, o goleiro não poderá ultrapassar com a mão, a
linha demarcatória da área penal, ainda de posse da bola, podendo ultrapassar parcialmente
ou totalmente com os pés. No arremesso de meta vale sempre a posição da bola.
PUNIÇÃO
a) Se a bola for arremessada de maneira irregular, ou seja, a mão do goleiro ultrapassar a
linha demarcatória da área penal ainda de posse da bola, um tiro livre indireto será
concedido em favor da equipe adversária, com a bola colocada sobre a linha da área e no
ponto mais próximo de onde ocorreu à infração.

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